Fim de ano vai dando uma vontade de começar coisas novas, terminar projetos antigos e, claro, de desapegar.
Desapegar é abrir espaço para o novo, é dar movimento para coisas paradas, é trazer energia boa para dentro de casa.
Então, nada mais apropriado que dar algumas dicas para te ajudar nesta tarefa, porque, vamos combinar, nem sempre é divertida. Mas procure colocar uma boa música e ANIME-SE! Vai valer a pena!
Dica 1 – Comece pelo que está velho
Sim, vá pelo mais fácil, comece tirando o que está surrado, com defeitos que não tem como arrumar, e que não serve nem para ficar em casa. Vamos combinar que gostamos de ter conforto em casa, mas usar roupa velha demais é deprimente. Desapegue delas!
Dica 2 – Roupas que não servem mais
Isto parece óbvio, mas temos o costume de guardar roupas que não nos servem mais, na esperança de que vamos emagrecer. Quem nunca? Mas é bom lembrar que as tendências de moda até voltam, mas com um olhar mais adequado à época que vivemos. Por exemplo: os looks dos anos 80 estão de volta, mas com uma modelagem mais moderna. Então, não adianta correr no armário e pegar aquele vestido antigo, que não vai ficar legal.
Dica 3 – Estilo de vida
Falando em adequação, passamos por várias fases na vida. Mudança de cidade, de estado civil, de emprego, de profissão. Ah, e a maternidade… como traz mudanças… Nesta fase do desapego, pense na sua rotina, nos afazeres que você tem durante o dia, durante a semana, durante o ano, e retire do guarda-roupas o que não se encaixa mais no seu estilo de vida. O mesmo vale para as roupas que não usa há mais de 2 anos. Repetiu a estação, e a peça ficou na gaveta, bye-bye pra ela.
Dica 4 – As roupas devem contar histórias
Cada peça de roupa, para merecer um lugar no seu closet, precisa contar uma história na sua vida e, de preferência, uma história boa. Ou já contou e, mesmo não contando mais, você quer guardar de recordação (só não vá querer guardar várias recordações…rs), ou ainda está contando. Se a roupa é nova, mas faz meses que está aí e você não usou, ela não representa nada para você, então, desapegue. Claro, dê uma última chance: experimente, tente montar um look legal com ela, tente encaixar na sua rotina. Se mesmo assim não deu, diga adeus e vá-se embora. No meu canal do YouTube tem um vídeo sobre Desapegos e Histórias, veja lá para entender melhor.
Dica 5 – Na dúvida, experimente
Depois de separar tudo, claro que pode dar uma dorzinha – desapegar pode doer um pouco. Mas faz parte da vida. Ter um guarda-roupa lotado e sofrer todo dia para escolher o que vestir dói mais, não é? Mas, como não sou impulsiva, te aconselho a experimentar todas as que ainda tem dúvidas se desapega ou não. Verifique o caimento e, o mais importante, como se sente com ela. Não tem nada de errado levá-la de volta para o armário se o arrependimento bater. Vocês merecem uma nova chance!
Na hora de arrumar tudo de novo, veja o artigo que escrevi sobre organização.
Um guarda-roupas organizado ajuda a conservar as roupas, e diminui sua ansiedade na hora de se vestir.
Gostou? Compartilhe com sua amiga que pode estar precisando destas dicas.
E me conte como foi o seu desapego!
Me siga também no Instagram: @chrisimagem
Beijos estilosos e Feliz 2020!!
2 COMENTÁRIOS
Pra mim é muito dificil desapegar. As vezes jogo tudo na cama, vejo o que combina com o que e tambem vou provando. Incrivel ver como tem roupas que a gente adorava, mas agora nao caem bem.
Tenho doado bastante, mas acho que ainda tenho dificuldade em facilitar o armario para me arrumar mais..muitas roupas nem chego a usar esperando uma ocasiao especial.
Maria Emilia, você está no caminho certo! Só não espere o “momento certo” para usar suas roupas, pois todo momento é único, e as roupas precisam estar em movimento. Conhecer bem seu estilo de vida ajuda muito a fazer compras mais assertivas. Tente fazer combinações com as peças que não está usando. Se precisar de ajuda estou aqui! Beijos