Ainda tenho dificuldade de fazer vídeos, principalmente se eu apareço neles. Como sou muito crítica, fico sempre achando que pode melhorar.

Antigamente isso me travava e impedia de postar vídeos, mas agora estou melhorando e criei algumas técnicas para destravar e fazer meus vídeos.

Claro que saber editar me ajudou muito, mas vou passar aqui quais são estes passos:

  1. Se preparar para falar: ter um roteiro ajuda muito a destravar, principalmente se é de um assunto que entendemos bem. Nos primeiros vídeos, fale de coisas que tem muito conhecimento, e prepara os tópicos do texto. Só os tópicos, para não cair na tentação de ficar lendo o que escreveu. Coloque o caderno perto da câmera para que seu olho não “fugir” da lente. Sabendo bem o que vai falar você reduz os vícios de linguagens, aqueles “nés e daís” que aparecem na hora que dá um branco!
  2. Ficar sozinha para gravar: isso me ajudou muito. Evita de achar que quem está na sala do lado está te julgando. Claro que tem vezes que não tem como, mas no início, vá para um local que possa ficar sozinha para fazer vídeos, nem que seja dentro do carro.
  3. Não páre a gravação: tente gravar sem desligar a câmera e recomeçar quando errar. Sei que, quando não sabemos editar, parece ser o mais fácil, mas editar não é um bicho de sete cabeças. E, se você continuar a gravação, vai dar uma continuidade melhor e não vai desanimar. Quando errar e for recomeçar o assunto, faça uma pausa e sorria a para a câmera, pois, na hora da edição, fica melhor para não tirar alguma palavra.
  4. Use roupas confortáveis, de cores neutras e sem estampa: não tem nada pior do que se sentir desconfortável em uma apresentação. Sua roupa tem que ser confortável para que você não fique se arrumando enquanto fala. Roupas sem estampa e de cores neutras ajudam, pois não vão conflitar com o cenário – caso grave ao ar livre – e são atemporais. Caso seu vídeos seja visto anos depois, ainda vai ser atual.
  5. Maquiagem na medida: por causa da luz, se você passar pouca maquiagem vai parecer que está sem, mas não precisa exagerar passando um batom vermelho. Só reforce mais a maquiagem do dia-a-dia.
  6. Fale corretamente, mas de forma natural: procure pronunciar bem as palavras, com todos os “esses” que ela tem. Caso não saiba bem como pronunciar, procure na internet, tem sites que mostram até o som. No último caso, substitua ela por outra que tenha o mesmo significado. Fica mais natural a fácil para você.
  7. Não desista! Fez uma vez e não gostou? Faça de novo. Quando achar que está bom, mesmo que não esteja ótimo, publique! Não desanime nem desista. Vídeos são uma excelente ferramenta de vendas. Encontre as formas que te encorajem mais e vá em frente!

No meu canal publiquei um vídeo sobre este tema também, veja lá: https://youtu.be/_g_5MQSC8sc

No dia 3 de outubro, vou dar o curso presencial DESTRAVANDO NOS VÍDEOS, para Consultores de Imagem e áreas afins. Vou dar toda a parte teórica, técnica e, por fim, a prática para que você, assim como eu, perca a vergonha e faça seus vídeos, melhorando cada vez mais! Veja mais detalhes aqui.

Bons vídeos para você!

Christie

Deixe um comentário