Quem me conhece sabe que não tenho muitas roupas de marcas famosas. Sei que são maravilhosas, mas meu critério para escolher uma peça de vestuário é um pouco diferente, e vai além da marca, porque existem peças de lojas de departamento que também valem o investimento e, quando usadas em uma produção high-low (misturar peças sofisticadas com outras mais descoladas), ficam maravilhosas.

Vou compartilhar alguns destes critérios para te ajudar em suas próximas compras, e assim escolher a roupa certa:

Tecidos

Algodão, linho, seda, tudo depende do objetivo que você quer com este investimento. Seda e linho são tecidos mais nobres, o algodão é mais democrático, mas mesmo o algodão tem o de mais e o de menos qualidade.

Uma regra boa de avaliar o tecido de algodão é olhar contra a luz e ver se não é muito transparente. Algodão bom é mais denso, mesmo que seja fino. Sem contar que é macio ao toque.

Sou chata com tecidos que amassam demais. Tirando o linho que, quando é puro, amassa mesmo, mas em contrapartida é super fresquinho para o verão, se um tecido amassa muito ao toque é porque tem material sintético na composição.

Então sintético é ruim? Não, elas têm sua vantagem, podem melhorar o caimento de algumas peças, como no caso do linho e ainda podem custar menos.

E a malha? Malha é boa se for também mais encorpada e não esticar muito, como aquelas malhas de academia.

O material sintético da roupa, que imita o couro, chamado erroneamente de “couro fake”, deve ser maleável e não ter um aspecto plástico, as de boa qualidade se asselham ao couro verdadeiro. o único problema é que a durabilidade dele é de, no máximo, 5 anos, então nem adianta se apegar muito…rs.

No geral, gosto de tecidos mais encorpados e que não amassem – já deu para notar – principalmente se for uma peça para usar na parte inferior do corpo.

Costuras

Roupas de boa qualidade têm boas costuras. Bom arremate, botões bem pregados e com espaçamento iguais. Também veja se as casas dos botões são reforçadas e não aparece a borda do tecido.

A costura deve ser reta, bem feita, e não estão deixar o tecido franzido. Se o tecido for estampado, verifique se a estampa tem continuidade na costura.

Por exemplo, uma camisa listrada com bolso deve ter as listras do bolso alinhadas com as da camisa.

Outros detalhes

Saias e vestidos de tecido fino devem ter forro. Se a peça tiver zíper, teste ele antes de comprar a roupa para ver se funciona e foi pregado direitinho.

Experimente para ver o caimento, se for uma saia veja se a barra não está torta. Estique os braços para frente e para cima e veja como e peça se comporta.

E, como é um investimento e queremos que dure bastante tempo, não se esqueça de olhar a etiqueta para ver as instruções de como lavar, como secar, como passar e também como guardar suas roupas, para que ela continue linda!

Beijos estilosos!

Christie

Deixe um comentário