Aposto que, na sua vida profissional, alguém já te fez esta pergunta ou fez você pensar: “qual é o meu diferencial?”, “no quê vou ser lembrado”, “por quê me contratariam?”
Já esquentei minha cabeça pensando nestas respostas.
Claro que a resposta parece óbvia, do tipo: “estudei, me especializei, este é meu diferencial” ou “sou simpática, profissional”. Mas estas qualidade muitos têm, e deveriam ter mesmo.
Aquele algo a mais é o que vai fazer você encontrar seu público-alvo e ser encontrado por ele. É o que vai fazer ele pensar “nossa, esta pessoa me entende, vou contratar os serviços dele”.
Incrível, mas qual é mesmo?
Nesta minha busca, comecei lá quando era criança – afinal não faz tanto tempo assim (tá, deixa isso pra lá) – e me distraía desenhando e pintando, ou escrevendo estórias de teatro. Ou quando gravava minha voz no toca-fitas para depois ouvir e dar risadas. Ou quando fingia que vivia uma outra vida, e trocava cartas com uma amiga da escola, contando como eu estava. Achava o máximo estar casada, mãe, e trabalhando.
E aqui estou eu, casada, mãe e trabalhando!
Avançando um pouco mais, fui pensar na minha formação inicial, em Design Gráfico. Virei designer porque gostava de desenhar e, tão logo pude usar um computador, me encantei em desenhar através dele, e fui aprendendo tudo o que precisava para fazer isso da melhor maneira possível. Desde tratar imagens até aprender um pouco de programação para fazer sites.
Talvez por isso, meus amigos e parentes sempre me pedem ajuda quando tem algum problema tecnológico.
Talvez isso seja um diferencial?
Durante muito tempo esta profissão me satisfez, mas depois da maternidade, mudei – como acredito que muitas mulheres mudam – e quis ajudar na imagem das pessoas, não mais das empresas. Então me especializei em Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal. E, com o conhecimento do design, trabalho também com Marca Pessoal na diferenciação da profissional no mercado.
E o diferencial? Trabalhar a imagem pessoal com um propósito, a ponto da mulher ter muita confiança em si para ganhar o mundo.
E o seu, qual é?