Novos tempos, novas formas de se expressar
Esta nova época trouxe novos desafios e, entre eles, trabalhar em casa, atender via programas de reuniões online, fazer lives. Claro que estes recursos já estavam aí há tempos.
Desde que a internet ficou mais popular (pelo menos pra mim) já atendia meus clientes de Design Gráfico por e-mail. Mas antes não precisava mostrar o rosto e agora está claro que precisamos nos adaptar, perder a vergonha, e ligar a câmera.
A forma que muitas pessoas estão escolhendo para se expressar agora são as “lives”, os vídeos ao vivo, pelo Instagram e também Facebook e Youtube. E algumas dúvidas podem surgir.
Primeira dica: Seja você
Aja naturalmente, claro que vai dar um frio na barriga – pra mim ainda dá – mas respire e não tente ser quem você não é.
Hidrate-se
Tenha sempre um copo de água do seu lado. Tanto em lives como em reuniões e entrevistas.
E as roupas?
As roupas tem que ser confortáveis, principalmente se você for ficar sentado, Cuidado com alças de sutiã aparecendo, golas tortas, enfim, tudo o que vai aparecer da cintura pra cima – principalmente na altura do rosto – vai chamar a atenção se estiver desalinhado.
Cores lisas, sem estampas, chamam menos a atenção do telespectador, mas se quiser estampas use as com menos contrastes.
Cores mais neutras também são mais indicadas do que as muito brilhantes, mas pode usar um tom de vinho ao invés do vermelho, por exemplo. Veja como montar looks estilosos.
Acessórios e maquiagem
Como nas roupas, os acessórios devem aparecer mas não roubar a cena. A não ser, claro, que a live seja sobre eles…rs. A maquiagem pode ser mais forte porque a luz que você for usar na filmagem pode te deixar muito pálida. No meu canal do Youtube tem mais dicas de como destravar para fazer vídeos
Equipamentos e Cenário
E, falando de luz, se não puder contar dom a luz do dia, tenho uma luz boa que clareie bem seu rosto. Se a luz for amarelada cuidado para não te amarelar demais.
Tenha um fone de ouvido com microfone e teste tudo antes, inclusive sua conexão com a internet.
O cenário não deve estar muito poluído de coisas. Vale colocar livros, coisas que façam parte do seu trabalho mas, na dúvida, a parede branca está ótimo.
Se arrumar por completo
E nada de arrumar só da cintura pra cima porque só isso é que vai aparecer. Incidentes acontecem, você sabe, e já ouvi história de uma pessoa que estava em reunião, a campainha tocou e ele teve que se levantar e, estava com calça de pijama.
Estar arrumada eleva nossa autoestima, vale até passar perfume. Seus expectadores não vão sentir, mas você vai e é o que importa.
No mais, faça um roteiro, ligue a câmera e sorria!